Aposentadoria Especial 

Aposentadoria Especial - é uma modalidade de aposentadoria em que o segurado pode se aposentar com 15, 20 e 25 anos de contribuição, comprovando ter exercido atividades em condições prejudiciais a saúde e a integridade física, independente da sua idade. 

Como comprovar a insalubridade - está sem duvida é a tarefa mais difícil da aposentadoria especial, a lei previdenciária sofreu muitas mudanças desde o seu surgimento, a comprovação das atividades especiais devem ser realizadas de acordo com a lei vigente a época de cada contrato de trabalhado. 

Para comprovar as atividades especiais os ex-funcionário devem pedir as empresas onde trabalhou laudo técnico que informa se a atividade exercida pelo trabalhador era ou não com exposição a agentes nocivos prejudiciais a saúde e integridade física da pessoa. 

Esse laudo passou a ser obrigatório somente após março de 1997, anterior a este período não era necessário o laudo para provar se a atividade era insalubre ou não, porem havia de ser provar que a atividade exercida era compatível com as atividades reconhecida pelo estado como insalubre ou perigosa a integridade física das pessoas. 

Requisitos - os requisitos da aposentadoria espacial é basicamente os mesmos de outras modalidades de aposentadoria, porem os requisitos do laudo técnico deve atender a um padrão de validade e formalidade solicitado pelo INSS, dai surge alguns problemas porque muitas empresas emitem laudos técnicos a anos, mesmo assim os emitem de forma errada, faltando informações essenciais sem as quais o INSS não reconhece o documento e logicamente nega o requerimento. 

É indispensável recorrer a um Advogado atuante da área previdenciária para que consiga ter exito no requerimento de aposentadoria especial.