Pensão por morte

                                                       - O seu benefício do jeito certo - 

PENSÃO POR MORTE é um benefício concedido aos dependentes do segurado que veio a falecer, normalmente quando o falecido recebia benefício do INSS não há grandes complicações com a concessão da pensão por morte, porém com as varias mudanças que a previdência social vem sofrendo em relação a concessão de benefícios, recomendasse sempre buscar ajuda especializada antes de requerer o benefício. 

Há casos em que se faz necessário o reconhecimento de união estável, nestes casos é necessário produzir documentos recentes a comprovar que o casal realmente conviveu em união estável, a lei de benefício prever documentos essenciais para a comprovação da vida conjugal, porem não são os únicos podendo ser produzidos outros documentos que demostre que o casal realmente vivem juntos. 

Importante ainda lembrar que, os menores podem requerer o benefício até os 18 (dezoito) anos de idade, porém se estiverem recebendo, o mesmo, ira até os 21 (vinte um) anos de idade. Podendo ser requeridos independente da idade quando se tratar de pessoas com deficiência. 



Para solicitar o benefício "pensão por morte" é simples, basta ter todos os documentos que comprovem a vida em comum com o falecido e a dependência econômica com o mesmo.

São documentos indispensáveis: 

cônjuge:

1- RG e CPF de todos; 

2- RG e CPF do falecido (a);

3- Certidão de Óbito; 

4- Certidão de casamento; 

5- Certidão de Nascimento; 

6- Comprovante de endereço;

7-  comprovante de endereço do ultimo domicilio do falecido;


Companheira (0) em união estável ou casal homoafetivo 

1- RG e CPF de todos;

2- Certidão de óbito; 

5- Comprovante de endereço do (a) requerente;

6- comprovante de endereço do ultimo domicilio do falecido;

7- declaração de união estável; 

8- declaração de testemunhas; 

Outros documentos podem ser necessários de acordo com o caso concreto. 

Em caso de dúvida não pense duas vezes em entrar em contato através do formulário abaixou ou na aba contato, onde será possível contatar um de nossos profissionais.